segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Colesterol, Triglicerídeos alto? saiba Mais!!!!

Colesterol Alto

Sinônimos:
Lipídeos, gordura do sangue.
Quais são as causas do aumento do colesterol no sangue?
Uma variedade de causas pode afetar os níveis de colesterol na corrente sanguínea.
Aqui estão aquelas para as quais você pode fazer algo a respeito:
  • Dieta: gorduras saturadas e colesterol nos alimentos que você ingere faz com que os níveis de colesterol se tornem mais altos. Reduzi-los na dieta ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
  • Peso corporal: o sobrepeso é um fator de risco para doenças cardíacas. Ele também tende a aumentar seu colesterol. Perder peso pode colaborar para reduzir o LDL colesterol (LDL-C) e o colesterol total (CT), assim como aumentar oHDL colesterol (HDL-C ) e diminuir os triglicérides (TG).
  • Atividade física: a inatividade física é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Exercícios físicos regulares podem ajudar a reduzir ostriglicérides, aumentar o HDL-C e auxiliar na perda de peso. Você deve tentar manter uma atividade física moderada, 30 minutos por dia, durante 5 dias na semana ou uma atividade física intensa, 20 minutos por dia, durante 3 dias na semana associada a oito a dez exercícios de força muscular, com 8 a 12 repetições de cada exercício, 2 vezes na semana. Esta é a recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva e da Associação Americana do Coração para adultos saudáveis com menos de 65 anos.
Aqui estão aquelas que você não pode modificar:
  • Idade e sexo: os níveis de colesterol aumentam à medida que homens e mulheres vão envelhecendo. Antes da menopausa, as mulheres têm níveis de colesterol mais baixos quando comparadas a homens da mesma idade, devido a proteção hormonal. Depois da menopausa, os níveis de LDL-C tendem a aumentar.
  • Hereditariedade: Sua herança genética determina, em parte, a quantidade de colesterol que seu organismo produz. Níveis altos de colesterol podem ser comuns em determinadas famílias.
O que se sente quando se tem colesterol alto?
Colesterol alto somente, não causa sintomas. Muitas pessoas desconhecem que têm o colesterol em níveis acima dos aceitáveis como normal. É importante saber como anda o seu colesterol, pois diminuir níveis altos de colesterol, reduz a chance de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e derramecerebral.
Como o médico faz o diagnóstico?
O médico solicita uma dosagem de lípides no sangue, conhecida como lipidograma e interpreta os resultados para fazer o diagnóstico do tipo de alteração de colesterol que um paciente pode ter.
Todas as pessoas com 20 anos ou mais devem ter o seu colesterol avaliado pelo menos de 5 em 5 anos.
O lipidograma permite que você saiba como são seus níveis de colesterol. Este exame é realizado após um jejum de 12 a 14 horas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e fornece informações sobre:
  • Colesterol total (CT)
  • LDL colesterol (LDL-C): conhecido como “colesterol ruim”
  • HDL colesterol (HDL-C): conhecido como “colesterol bom”
  • Triglicérides (TG)
Caso o seu colesterol total esteja acima de 200 mg/dL ou o seu HDL-C esteja abaixo de 40 mg/dL, você precisa de orientações médicas para controlar esses níveis e reduzir sua chance de desenvolver doenças cardiovasculares.
Quais os objetivos do tratamento?
O principal objetivo do tratamento é diminuir os níveis de LDL-C o suficiente para reduzir seu risco de desenvolver problemas cardíacos. Quanto mais alto o seu risco, mais baixo deve ser seu nível de LDL-C.
Outro objetivo é elevar os níveis de HDL-C, já que seus níveis são inversamente proporcionais ao risco aumentado de doenças cardiovasculares. Algumas evidências indicam que baixos níveis de HDL-C refletem a presença de fatores que causam a aterosclerose.
Quais as maneiras de reduzir meu colesterol?
Há duas maneiras principais de reduzir o seu colesterol: pela mudança terapêutica de hábitos ou com o uso de medicamentos.
  • Mudança terapêutica de hábitos (MTH): inclui uma dieta com baixo níveis de colesterol, atividade física regular e administração correta do seu peso corporal. A MTH é para todos que tenham LDL-C acima da meta.
  • Tratamento com medicamentos: caso sejam necessárias medicações para reduzir o colesterol, elas são usadas em conjunto com a MTH para ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
Para reduzir o seu risco para doenças cardíacas ou mantê-lo baixo, é muito importante controlar qualquer outro fator de risco que você possa ter como hipertensão arterial e hábito de fumar.
Como reduzir o colesterol com a mudança terapêutica de hábitos (MTH)?
A MTH é uma série de atitudes que você pode tomar para ajudar a reduzir o seu colesterol. Consiste em um plano de alimentação agradável ao paladar e visualmente atraente; focado na seleção, quantidade, técnicas de preparo e substituição de alimentos. Este plano alimentar associa-se à gerência do peso corporal ideal e à prática de atividades físicas regulares.
Como é o plano alimentar da MTH?
É uma alimentação pobre em gorduras saturadas e colesterol que requer uma ingestão menor do que 7% decalorias provenientes de gorduras saturadas e menos de 200 mg de colesterol por dia. Recomenda apenas as calorias suficientes para manter um peso desejável e evitar o ganho de peso.
Se seu LDL-C não diminuir o bastante com a redução das gorduras saturadas e do colesterol na dieta, a quantidade de fibras solúveis pode ser aumentada na sua alimentação. Determinados produtos alimentares que contêm esteróis (por exemplo, margarinas com baixo teor de colesterol) podem também ser adicionados à dieta para impulsionar a redução do seu colesterol.
Como deve ser a gerência do meu peso corporal?
Perder peso, caso você esteja com sobrepeso, pode ajudar a reduzir o LDL-C e é especialmente importante para aquelas pessoas com um grupo de fatores de risco; como triglicérides alto e/ou níveis baixos de HDL-C,sobrepeso e circunferência abdominal (cintura) igual ou maior que 102 centímetros para homens e 89 centímetros para mulheres.
Como devem ser minhas atividades físicas?
Exercícios físicos realizados regularmente (atividade física moderada, 30 minutos por dia, durante 5 dias na semana ou uma atividade física intensa, 20 minutos por dia, durante 3 dias na semana associada a oito a dez exercícios de força muscular, com 8 a 12 repetições de cada exercício, 2 vezes na semana - recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva e da Associação Americana do Coração para adultos saudáveis com menos de 65 anos) constituem medida auxiliar para o controle das dislipidemias e tratamento da doença arterial coronária.
As atividades físicas aeróbicas promovem redução dos triglicérides, aumento dos níveis de HDL-C, mas sem alterações significativas sobre as concentrações de LDL-C.
Indivíduos com disfunção ventricular, em recuperação de eventos cardiovasculares ou cirurgias, ou mesmo aqueles que apresentem sinais e sintomas com baixas ou moderadas cargas de esforço, devem ingressar em programas de reabilitação cardiovascular supervisionado, de preferência em equipe multidisciplinar.
O programa de treinamento físico, para a prevenção ou para a reabilitação, deve incluir exercícios aeróbios - caminhadas, corridas leves, ciclismo, natação. Acompanhados por atividades de aquecimento, alongamento e desaquecimento. Exercícios de resistência muscular localizada podem ser utilizados como complemento ao treinamento aeróbio.
Quando são necessários medicamentos para controlar o colesterol?
Quando a mudança terapêutica de hábitos e a prática regular de atividades físicas não conseguirem controlar os níveis de colesterol, um médico pode achar necessário iniciar o tratamento com medicações. Mas mesmo assim, você precisa manter as mudanças no seu estilo de vida. Isso o ajudará a usar a menor dose de medicamento possível e a reduzir os seus riscos.
Quais são os medicamentos disponíveis para tratar o colesterol alto e quais suas funções?
Os principais medicamentos para reduzir o colesterol são: ezetimiba, resinas de troca, fibratos, ácido nicotínico e ácidos graxos ômega-3.
Os fibratos e o ácido nicotínico são as opções disponíveis para tratamento de indivíduos com HDL-C baixo, particularmente naqueles com aumento dos TG. 
Abandonar o hábito de fumar é importante para quem tem colesterol alto?
Abandonar o cigarro é fundamental para a prevenção primária e secundária da aterosclerose.
Os métodos de suporte à cessação do fumo mais efetivos são: motivação, estímulo, acompanhamento e o uso de medicamentos.
A terapia de reposição de nicotina (TRN) está disponível, no nosso meio, nas formas de adesivos de liberação transdérmica e goma de mascar. Ela aumenta significativamente as taxas de adesão ao tratamento, mas deve ser utilizada com cautela em pacientes com doença cardiovascular que possa ser exacerbada pelo aumento da atividade simpática induzida por esta medicação.
Os medicamentos não nicotínicos são bupropiona, nortriptilina, vareniclina e a clonidina. 
Perguntas a serem feitas ao seu médico:
- O estresse influencia meus níveis de colesterol?
- Existem alimentos que reduzem o colesterol?
- Se há pessoas na minha família que têm colesterol alto, isto significa que eu também vou ter? 
- O que mudar na dieta de meus filhos para ajudar a manter o colesterol deles sob controle? 
Fontes:
National Institute of Health
National Heart, Lung and Blood Institute
Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults (Adult Treatment Panel III) Final Report
IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia
colesterol é considerado fora dos limites normais quando o colesterol total é igual ou superior a 240mg/dl e/ou quando o colesterol bom (HDL) está abaixo de 40mg/dl.
O colesterol alto faz com que a gordura seja depositada nas paredes dos vasos sanguíneos e, com o tempo, pode ocorrer diminuição do fluxo de sangue em regiões importantes do corpo, como cérebro, coração e rins. Além disso, estas pequenas placas de ateroma aderidas ao vaso podem eventualmente soltar-se e causar uma trombose ou mesmo um acidente vascular cerebral.

Dieta para o colesterol alto

A dieta para baixar o colesterol alto deve conter alimentos ricos em vitaminas e minerais, com pouca quantidade de gordura. Além disso, é importante consumir alimentos que ajudem a diminuir o colesterol, tais como:
  • Alho e cebola
  • Berinjela
  • Água de coco
  • Alcachofra
  • Linhaça
  • Pistache
  • Chá preto 
  • Chá vermelho
Deve-se escolher 1 dos alimentos acima e consumi-lo, diariamente, como forma de remédio caseiro. Ao enjoar dele, pode-se trocar por outro desta mesma lista. Todos estes alimentos são considerados fitoterápicos e ajudam a baixar o colesterol alto.

O que evitar em caso de colesterol alto

Em caso de colesterol alto, recomenda-se evitar o consumo de alimentos:
  • Fritos
  • Muito condimentados
  • Preparados com algum tipo de gordura, como a gordura vegetal ou o óleo de palma, por exemplo
  • Manteiga, margarina
  • Massa folhada
  • Fast food
  • Carnes vermelhas
  • Bebidas alcoólicas
  • Alimentos muito doces

Colesterol alto na gravidez

É normal haver uma ligeira subida nos valores do colesterol durante a gravidez.
Para controlar o colesterol alto na gravidez não há necessidade de tomar de medicamentos, basta seguir uma boa dieta, com pouca quantidade de gordura e praticar algum tipo de atividade física leve, como a caminhada, por exemplo.

Causas do colesterol alto

As causas do colesterol alto são a alimentação rica em gorduras e o sedentarismo. Excesso de bebidas alcoólicas, cirrose instalada, diabetes não tratada, doenças hormonais e porfíria também são algumas outras causas para o colesterol alto.

Possíveis consequências do colesterol alto

O colesterol alto pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como "entupimento" das artérias, a formação de trombos e a liberação de êmbolos. Como não apresenta sintomas, o indivíduo pode sofrer um ataque cardíaco em virtude de um trombo que se iniciou devido ao colesterol alto. Para diminuir estes riscos, recomenda-se que o tratamento para o colesterol seja iniciado o mais rápido possível.

Tratamento para colesterol alto

O tratamento do colesterol alto pode ser feito de forma caseira e natural. Basta seguir corretamente a dieta para baixar o colesterol, investindo numa alimentação rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras, como peixe e frango, por exemplo.
Praticar atividade física 3 vezes por semana ajuda a emagrecer e a gastar esta gordura acumulada, diminuindo naturalmente o colesterol e o risco de doenças cardíacas. Pode ser qualquer atividade, desde jogar futebol com os amigos, caminhar, nadar ou fazer yoga. Porém, é importante que esta atividade seja feita por, no mínimo, 40 minutos, 3 vezes por semana. Realizar exercícios somente no fim de semana não traz os mesmos benefícios.

Triglicerídeos Altos

Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue que quando encontra-se elevado, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame, principalmente quando o colesterol também está alto.Os triglicerídeos são considerados altos quando seus valores são iguais ou superiores a 150ml/dl em jejum, e por isso, quem sofre com este mal deve ter o cuidado de seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e a dieta orientada pelo nutricionista.

Os triglicerídeos baixos geralmente estão relacionados a desnutrição, má-absorção de nutrientes e  hipertireoidismo.

Sintomas de triglicerídeos altos

Os sintomas de triglicerídeos altos nem sempre estão presentes, no entanto, alguns sinais que podem indicar que os triglicerídeos estão elevados são:
  • Acumulo de gordura na barriga e em outras regiões do corpo;
  • Pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, especialmente próximo aos olhos, cotovelos ou dedos, chamadas cientificamente de xantelasma.
Normalmente o que causa os triglicerídeos altos são a má alimentação e o sedentarismo, mas existem outros fatores como a toma de medicamentos e doenças genéticas.
As consequências dos triglicerídeos altos podem ser:
  • Aterosclerose
  • Pancreatite
  • Esteatose hepática
  • Derrame cerebral (AVC)
  • Isquemia cerebral.
Um ótimo remédio natural para baixar os triglicerídeos é comer 1 laranja com bagaço todos os dias. O bagaço da laranja é rico em fibras solúveis que ajudam naturalmente a baixar a quantidade de gordura no sangue.

O que fazer para baixar os triglicerídeos altos

O que se pode fazer para baixar os triglicerídeos altos é uma dieta alimentar e prática regular de exercícios físicos.
Em caso de triglicerídeos altos, recomenda-se comer:
  • Alimentos saudáveis, como saladas, legumes, verduras, grãos, carnes magras, queijo branco
  • Evitar o açúcar, substituindo-o por adoçante sempre que possível 
  • Trocar os doces por frutas frescas
Cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, por isso, alimentar-se de forma saudável é fundamental para o sucesso do tratamento.

Triglicerídeos altos na gravidez

Ter os níveis de  triglicerídeos altos na gravidez é normal. Durante esta fase é normal os triglicerídeos triplicarem, mas mesmo assim é importante a prática regular de atividade física e diminuir o consumo de gorduras e de carboidratos e açúcar.

Triglicerídeos

O que são triglicerídeos e como afetam as artérias?
Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) associam-se à maior ocorrência de doença coronariana, muito embora altos níveis de triglicerídeos costumem acompanhar-se de baixos níveis de HDL, sendo, portanto difícil apontar o verdadeiro “vilão”: se o triglicerídeo alto ou se o HDL baixo”.
A ingestão de gordura, doces e álcool pode elevar os triglicerídeos, razão pela qual deve-se medir sua concentração no sangue após 12 horas de jejum. Triglicerídeos muito altos, acima de 400-500, podem causar inflamação do pâncreas (pancreatite) e devem, pois, ser tratados agressivamente com dieta
Qual o tratamento para níveis elevados de colesterol e triglicerídeos?
Para começar, dieta, exercícios físicos e perda de peso constituem o tripé insubstituível mesmo para quem precisa de remédios para baixar o colesterol. A redução da ingestão de colesterol e gorduras saturadas e o aumento no consumo de fibras podem reduzir em 10 a 15% os níveis sangüíneos de colesterol e em 15 a 20% os de triglicerídeos. Caso os níveis elevados persistam com a dieta, indica-se  medicamento.
Fonte: Sociedade de Cardiologia do RJ
Alimentos permitidos:
- Leite desnatado, ricota, queijo fresco;
- Iogurte ou coalhada desnatados;
- Carnes magras (coxão duro, patinho);
- Peito de frango;
- Filé de peixe;
- Óleo de girassol ou canola;
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada), macarrão sem ovos de preferência integrais;
- Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha seca;
- Frutas, gelatina dietética;
- Verduras e legumes;
- Margarina “Becel”,  “Milla”  ou light;
- Requeijão light;
- Pães: quantidade moderada.
Alimentos proibidos:
- Leite integral, tipo A ou B, queijos gordurosos (amarelos e requeijão);
- Manteiga, margarina, creme de leite;
- Carnes gordas, enlatados;
- Crustáceos (camarão, lagosta), frutos do mar;
- Frios (presuntos, mortadela, etc.);
- Miúdos (fígado, coração, rim);
- Enlatados (salsicha, lingüiça);
- Açúcar, chocolate,  coco;
- Óleo de amendoim;
- Bacon, toucinho, banha;
- Biscoitos amanteigados, cremosos e recheados;
- Bebidas alcoólicas;
- Frituras, gratinados e preparações sauté;
- Torta, pastéis, pizzas, doces;
- Maionese, chantilly;
- Gema de ovo;
- Molhos prontos, caldo de carne.
Recomendações:
- Utilizar adoçante artificial em substituição ao açúcar;
- Aumentar a ingestão de verduras cruas, legumes e frutas com bagaço, grão integrais, farelos, aveia;
- Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.
HOSPITAL DE CLINICAS SÃO PAULO.