Dicas de como manter a postura correta nas atividades do dia a dia
Ações comuns como dirigir, carregar sacolas, escovar os dentes ou calçar sapatos podem ser vilões da coluna.
Dirigir, carregar uma sacola, escovar os dentes, calçar um sapato. Essas ações tão comuns do nosso dia a dia, que normalmente executamos sem prestar muita atenção, podem ser verdadeiros inimigos da coluna quando feitas da maneira incorreta. Os erros posturais podem causar desconforto e/ou dor em toda a coluna, desde a parte lombar, torácica, até a cervical. Se esses gestos se tornarem repetitivos, podem surgir alguns desalinhamentos na coluna como a escoliose (desvio lateral), a hiperlordose (aumento da curvatura) ou a hipolordose (diminuição da curvatura). Além disso, com a sobrecarga das articulações pode ocorrer restrição no movimento na região afetada — alerta a quiropraxista Karen Scheffer.
Para evitar tantos desconfortos, a quiropraxista mostra a maneira correta de executar essas pequenas tarefas sem prejudicar a nosso organismo. Confira:
Levantar da cama corretamente
Evite fazer flexão do tronco, pois você prejudicará sua coluna lombar, causando grande tensão sobre ela. Procure deitar de lado e depois sente-se na cama com a ajuda dos braços. Assim, sua coluna não sofrerá sobrecarga alguma
Pegar uma criança do chão
Para manter sua coluna alinhada, flexione os joelhos até que um deles toque o chão, e mantenha sua coluna ereta. Assim, o peso do seu corpo estará distribuído. Evite fazer flexão do tronco sem flexionar os joelhos, pois sua coluna e seus joelhos serão sobrecarregados
Colocar a mala no carro
Mantenha sua coluna ereta e flexione os joelhos, para não sobrecarregar seu corpo, evitando fazer flexão somente da coluna
Carregar malas ou sacolas
Procure distribuir o peso entre os dois braços, para não sobrecarregar apenas um lado, o que pode causar dor e desconforto
Escovar os dentes ou lavar louça
Flexione um joelho e alterne com o outro (você pode usar, ainda, um apoio no pé), e mantenha sua coluna o mais ereta possível. O ideal é que a pia esteja na altura do seu umbigo
Amarrar ou colocar seu calçado
Sente-se e coloque o pé em um apoio mais baixo, cuidando para sua coluna se manter alinhada. Evite fazer uma flexão exagerada da coluna.
Andar de bicicleta
Mantenha sua coluna ereta, evitando flexioná-la
Levantar e carregar pesos
Quando for necessário levantar pesos, inicie com os joelhos flexionados e com o corpo próximo ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as pernas, e não com a coluna, para levantá-lo
Posição ao dormir
Ao dormir de barriga para cima, procure um travesseiro mais baixo, que não deixe seu pescoço flexionado. A postura mais indicada, entretanto, é de lado. Nesse caso, o travesseiro deve acompanhar o contorno dos ombros, para que seu pescoço não fique inclinado nem para cima e nem para baixo. E coloque, ainda, um travesseiro fino entre os joelhos, para não forçar o quadril. Evite dormir de bruços, pois sua coluna não estará alinhada na região do pescoço
Passar roupas
Utilize uma base para apoiar os pés e troque-os quando a posição começar a cansar, isso manterá sua coluna reta. Cuide a altura da mesa de passar, tenha cuidado para não ser muito baixa, pois isso aumenta a curva da coluna durante o serviço
Dirigir
Ao dirigir, procure manter sua coluna mais próxima possível do assento, deixando-a alinhada e apoiada. Mantenha seus pés semi-flexionados ao tocarem os pedais.
A postura correta para sentar na cadeira evita a dor nas costas e previne sérias lesões na coluna vertebral. Confira nossas 6 dicas para manter a boa postura sentado:
- Não cruze as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão. Mas é importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão.
- Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente;
- Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna, a lordose deve existir mesmo sentado e ao ser observado lateralmente a coluna deverá formar um suave S;
- Chegue seus ombros levemente para trás de modo que as escapulas fiquem bem apoiadas no gradil costal;
- Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;
- Olhe para o horizonte e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler, se isto for preciso compre um suporte de livros.
A cabeça pesa em média 5 kg e se baixar a cabeça para ler a coluna terá que suportar um peso como se a cabeça pesasse 13 kg, o que pode provocar dor de cabeça, dor nas costas, nos ombros e até mesmo hérnia de disco.
Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente evitando um desgaste de todas as estruturas que nos sustentam.Escolher o colchão. Pouca pesquisa científica existe sobre qual é o melhor colchão para dor nas costas ou para manter a saúde da coluna. O colchão certo te faz levantar se sentindo descansada e livre de dores, A menos que você tenha uma condição que necessite de determinado tipo de colchão, você deveria escolher o que te dê mais suporte para as curvas naturais da sua coluna vertebral e que seja confortável. Muito macio ou muito duro não são os melhores. Ficar num meio termo é mais confiável. Considere trocar o colchão a cada dez anos.
Escolher um travesseiro. Travesseiros não servem apenas a cabeça e o pescoço. Dependendo da posição do sono, travesseiros adicionais podem ajudar a coluna a ficar devidamente alinhada. O travesseiro para sua cabeça deve manter a curvatura natural do seu pescoço e ser confortável. Um muito alto pode colocar seu pescoço numa posição que causa estiramento do músculo nas costas, pescoço e ombro.
Escolha um travesseiro que vá manter o seu pescoço alinhado com o peito e a parte inferior das costas. Seu travesseiro deve ser ajustável para que você possa dormir em posições diferentes. Substitua seus travesseiros a cada ano.
Alinhamento. Independente da posição do sono, tente manter orelhas, ombros e quadris alinhados.
Se dormir de barriga para cima, um pequeno travesseiro sob joelho vai diminuir o impacto da coluna e melhorar a curva natural da mesma. O travesseiro deve apoiar a cabeça, além de manter a curva natural de pescoço e ombros.
Dormir de bruços pode provocar um estresse nas costas porque a coluna pode ficar desalinhada. Colocar um travesseiro debaixo do estômago e da pélvis pode ajudar a manter o alinhamento. O travesseiro para a cabeça deve ser plano ou você deve dormir até sem ele.
Se dormir de lado, um travesseiro firme entre os joelhos vai prevenir que sua coxa deixe a coluna desalinhada e diminui o estresse sobre a quadris e lombar. Puxe os joelhos ligeiramente em direção ao peito para dar apoio à coluna.
Coloque travesseiros em lacunas entre o seu corpo e o colchão.
Quando se virar na cama, lembre-se de não torcer ou dobrar a cintura, e sim mover o corpo inteiro como unidade. Mantenha o abdômen apertado e dobre os joelhos em direção ao peito quando peito quando rolar.
Postura errada provoca barriga e dores nas costas; saiba evitar
Sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente mais bonito, como também pode evitar dores e lesões na coluna. Para quem se preocupa com a boa forma, vale ainda lembrar que a postura pode gerar barriga. É o que explica o fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Barros. "A má postura cria uma pequena barriga abaixo do umbigo, pois provoca a perda do tônus muscular na região", disse ele.
Segundo Barros, o abdômen é um músculo que precisa de contração e fortalecimento. Quando uma pessoa está com uma postura ereta, obriga a contração da barriga, explicou o profissional. Ele alertou ainda as mulheres que andam muito empinadas, jogam o bumbum para trás e, consequentemente, o abdômen para frente, tendem a ter uma barriga inteiriça causada pela má postura. Já aquelas que projetam o quadril e pescoço para frente, mas encolhem o bumbum, podem desenvolver a barriga abaixo do umbigo.
Outro problema postural é a linha do olhar abaixou ou acima do adequado. "O certo é seguir uma linha que vai do ouvido até o nariz e manter o olhar horizontal. Temos uma visão panorâmica, conseguimos ver o que está abaixo, acima e aos lados mesmo mantendo o olhar para frente", explicou ele. Um dos sintomas sentidos por quem tem este problema é dor forte no pescoço.
No dia a dia, são diversos os momentos em que as pessoas ficam em uma postura inadequada. Um exemplo é ao sentar na cadeira para usar o computador. "Quem senta sobre o sacro do bumbum, na última vértebra da coluna, força uma cifose em um local de lordose e muda a curvatura da coluna. A posição favorece o aparecimento de hérnia de disco", disse o fisioterapeuta.
Já os indivíduos que sentam em posição "corcunda" podem sofrer o achatamento das articulações do ombro e ter dificuldade para estender os braços para cima e lados. O ideal é sentar a 90°, segundo Barros. E, para isso, o abdômen precisa estar contraído. "Os problemas não surgem imediatamente, às vezes só anos depois ele se propaga. Dez anos depois a pessoa vai sentir os efeitos", exemplificou.
Diagnóstico de tratamentos
A dor nas costas, depois da na cabeça, é a que mais atinge a população, de acordo com o ortopedista especialista em fisiatria Farhad Shayani. "É uma das maiores epidemias do mundo para mim", disse ele. A má postura, segundo o médico, pode ser causada por mircrotraumas na coluna e articulações que impedem a pessoa em ficar na posição correta por causarem dor. "A pessoa senta com má postura para se sentir confortável", explicou.
A dor nas costas, depois da na cabeça, é a que mais atinge a população, de acordo com o ortopedista especialista em fisiatria Farhad Shayani. "É uma das maiores epidemias do mundo para mim", disse ele. A má postura, segundo o médico, pode ser causada por mircrotraumas na coluna e articulações que impedem a pessoa em ficar na posição correta por causarem dor. "A pessoa senta com má postura para se sentir confortável", explicou.
O método de Shayani é investigar a origem da dor. Fazer "um Raio-X" está longe do ideal, segundo ele, o exame mostra apenas fraturas. A tomografia computadorizada e ressonância são procedimentos fundamentais para o diagnóstico, citou o ortopedista. "As pessoas são mal orientadas, tomam analgésicos e o problema continua lá", alertou ele sobre o perigo de um diagnóstico mal feito.
Depois de descobrir o problema, Shayani aplica um dos tratamentos laboratoriais indicados. Ele afirmou que na maioria dos casos não é necessária cirurgia, inclusive nos pacientes com hérnia de disco. "Usamos agulhas especiais para atingir o ponto da dor e tratar", resumiu ele. Após ocorrer a cicatrização do trauma, Shayani recomenda a prevenção para manter a estrutura da coluna adequada que pode ser encontrada com tratamentos posturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário